Complicações

Complicação
Período de ocorrência
Probabilidade
curto prazo
Médias

Costuma complicar a pneumonia adquirida na comunidade (PAC) grave. Os pacientes apresentam febre, leucocitose, taquipneia e taquicardia. Ele pode evoluir rapidamente para insuficiência de múltiplos órgãos e choque. Siga seu protocolo local para investigação e tratamento de todos os pacientes com suspeita de sepse, ou aqueles em risco. Inicie o tratamento imediatamente. Determine a urgência do tratamento de acordo com a probabilidade de infecção e a gravidade da doença, ou de acordo com seu protocolo local.[70][81]

Sepse em adultos

curto prazo
Médias

A pneumonia pode ser complicada pela SDRA, que é uma condição de edema pulmonar não cardiogênico e inflamação pulmonar grave.

Associada a uma mortalidade de 30% a 50%, e é tratada com ventilação mecânica com pressão de platô limitada e baixo volume corrente.[6]

Síndrome do desconforto respiratório agudo

curto prazo
Médias

Pode resultar da interrupção da flora intestinal normal em decorrência do uso de antibióticos. Os pacientes geralmente apresentam diarreia, dor abdominal e leucocitose. O imunoensaio de fezes para enzimas de C difficile tem valor diagnóstico. O ideal é interromper o uso dos antibióticos causadores, e o tratamento inclui metronidazol, vancomicina ou fidaxomicina por via oral.

Doença associada ao Clostridium difficile

curto prazo
Médias

A incidência de insuficiência cardíaca em um estudo de pacientes hospitalizados com PAC foi de 14.1%.[163] Há poucas informações sobre os fatores de risco para a ocorrência de complicações cardíacas em pacientes com PAC. Idade avançada, insuficiência cardíaca congestiva preexistente, gravidade da PAC e uso de insulina com base em escalas móveis de glicose em pacientes hospitalizados são possíveis fatores de risco.[164][165][166] Em pacientes com doença cardiovascular conhecida, o uso de vacina pneumocócica e contra a gripe (influenza) pode reduzir os índices de morbidade e mortalidade.

curto prazo
baixa

A incidência de síndrome coronariana aguda em um estudo em pacientes hospitalizados com PAC foi de 5.3%.[163]

Visão geral da síndrome coronariana aguda

curto prazo
baixa

A incidência de arritmia cardíaca incidente em um estudo em pacientes hospitalizados com PAC foi de 4.7%.[163]

Visão geral das disritmias (cardíacas)

curto prazo
baixa

Considerada uma complicação rara da PAC em adultos. Associada a patógenos como Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, espécies de Nocardia, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae.

Tabagismo, alcoolismo, idade avançada, diabetes mellitus, doenças pulmonares crônicas ou doença hepática são fatores de risco associados à pneumonia necrosante.[170]

variável
alta

Pode ocorrer em até 57% dos pacientes com pneumonia hospitalizados.[167][168] Cerca de 1% a 2% dos casos de PAC com derrame pleural são complicados por empiema.

O derrame pleural é considerado um indicador de gravidade da pneumonia e está claramente associado a um aumento do risco de fracasso do tratamento.[1][169]

Derrame pleural

variável
baixa

Uma complicação rara, que frequentemente requer antibioticoterapia prolongada e, em alguns casos, drenagem cirúrgica.

Abscesso pulmonar

variável
baixa

Uma complicação rara da PAC em adultos. O pneumotórax está associado à pneumonia bacteriana causada por estafilococos, estreptococos e outros tipos de bactérias, o que pode causar o colapso de um pulmão.

Pneumotórax

O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal