Discussões com os pacientes

Todos os pacientes devem ser muito bem educados sobre a evolução da doença e os sintomas de exacerbação ou descompensação. A expectativa que eles têm da doença, o tratamento e o prognóstico devem ser realistas. É importante lembrar que nenhum medicamento demonstrou alteração da diminuição em longo prazo da função pulmonar, e o principal objetivo da farmacoterapia é controlar os sintomas e prevenir as complicações.

O acompanhamento médico regular é necessário para otimizar o tratamento. Caso haja qualquer piora dos sintomas, é necessário atendimento médico imediato.

Intervenções de automanejo

Os planos de ação para as exacerbações agudas da DPOC estão associados a melhoras na qualidade de vida relacionada à saúde e a menos hospitalizações por problemas respiratórios.[146]

Os planos de automanejo devem incluir orientações personalizadas sobre:[1]

  • Dispneia e técnicas de manejo do estresse

  • Conservação da energia

  • Evitar fatores agravantes

  • Como monitorar os sintomas

  • Como lidar com o agravamento dos sintomas

  • Informações de contato a serem usadas em caso de exacerbação

Estudos constataram um efeito benéfico da terapia cognitivo-comportamental (TCC) sobre desfechos que incluem sintomas de depressão e ansiedade, qualidade de vida e frequência de idas ao pronto-socorro.[150][151][152]

Os pacientes devem ser incentivados a:[152][154]

  • Abandonar o tabagismo ativo ou passivo

  • Evitar a exposição ambiental a vapores tóxicos

  • Estar o mais saudáveis e ativos possível

  • Inscrever-se em mentorias em saúde (quando disponíveis)

Consulte Abandono do tabagismo (discussões com o paciente).


Visão geral das entrevistas motivacionais
Visão geral das entrevistas motivacionais

Um professor de comunicação em saúde fornece uma visão geral das entrevistas motivacionais.



Entrevista motivacional: abandono do hábito de fumar parte 1
Entrevista motivacional: abandono do hábito de fumar parte 1

Demonstração, com um professor de comunicação em saúde, da realização de uma entrevista motivacional com um paciente sobre o abandono do hábito de fumar (parte 1 de 2).



Entrevista motivacional: abandono do hábito de fumar parte 2
Entrevista motivacional: abandono do hábito de fumar parte 2

Demonstração, com um professor de comunicação em saúde, da realização de uma entrevista motivacional com um paciente sobre o abandono do hábito de fumar (parte 2 de 2).


Recomendação de atividade física

Revisões sistemáticas e metanálises relatam que:[164][170][171][172][173][267]

  • O treino com exercícios, por si só, pode melhorar a atividade física na DPOC; é possível obter mais melhoras com a adição de orientação sobre as atividades físicas.

  • A combinação de exercícios aeróbios e treino de força é mais efetiva que os exercícios aeróbios isolados para aumentar a força dos músculos da perna.

  • A capacidade de exercício e a função pulmonar podem ser melhoradas com ioga, Qigong, Tai Chi e outros exercícios respiratórios feitos em casa.

Uma revisão Cochrane concluiu que há evidências limitadas de melhora da atividade física mediante aconselhamento específico, treinamento físico e tratamento farmacológico da DPOC.[169] [ Cochrane Clinical Answers logo ] As intervenções avaliadas na revisão tinham sido inicialmente avaliadas em estudos individuais. O momento, os componentes, a duração e os modelos ideais para melhorar a atividade física permanecem pouco claros.

Considere a técnica de uso do dispositivo inalador

Peça aos pacientes que trouxerem os inaladores para a consulta para facilitar a revisão do uso do inalador.[1][158][159][160][161]

  • Demonstre o uso do inalador e revise a técnica em consultas subsequentes; o uso de um dispositivo placebo pode ser o meio mais efetivo para ensinar a técnica inalatória aos adultos com idade ≥65 anos.

  • As intervenções conduzidas por um farmacêutico e um leigo com treinamento em saúde podem melhorar a técnica de inalação e a adesão.

  • As características preferidas dos dispositivos inaladores (por exemplo, tamanho reduzido, início rápido do alívio dos sintomas) foram relatadas em estudos relativos à preferência dos pacientes.[162][163]

​A maioria dos pacientes comete pelo menos um erro ao usar o inalador, e o uso incorreto do inalador está associado a um pior controle da doença.[155][156] A má aplicação da técnica é mais provável quando os pacientes usam vários dispositivos ou nunca receberam treinamento sobre a técnica de uso do inalador.[157]


Inalador dosimetrado
Inalador dosimetrado

Um farmacêutico mostra a um paciente como usar um inalador dosimetrado e discute maneiras de melhorar a técnica de uso do inalador.



Inalador dosimetrado associado a espaçador
Inalador dosimetrado associado a espaçador

Um farmacêutico mostra a um paciente como usar um inalador dosimetrado associado a um espaçador e discute maneiras de melhorar a técnica de uso do inalador.



Inaladores de pó seco
Inaladores de pó seco

Um farmacêutico mostra a um paciente como usar dispositivos de pó seco e discute maneiras de melhorar a técnica de uso do inalador.



Inalador de névoa suave
Inalador de névoa suave

Um farmacêutico mostra a um paciente como usar um inalador de névoa suave e discute maneiras de melhorar a técnica de uso do inalador.


Orientação dietética e suplementos orais

Demonstraram melhorar o peso corporal, a qualidade de vida, a força dos músculos respiratórios e a distância percorrida no teste da caminhada em 6 minutos.[174][175]

O suporte nutricional não demonstrou melhorar a função pulmonar de maneira consistente.[175]

Preparação para viagens aéreas

Otimize o quadro clínico do paciente antes da viagem aérea e avalie a necessidade de oxigênio a bordo. Orientar os pacientes a:[206]

  • Pergunte sobre a profilaxia para tromboembolismo venoso, especialmente antes de voos longos

  • Leve todos os medicamentos e dispositivos espaçadores na bagagem de mão

  • Tenha medicamentos de emergência prontamente disponíveis durante o voo

  • Considere o aumento do fluxo de oxigênio durante a viagem aérea (caso receba oxigenoterapia contínua)

O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal