Caso clínico

Caso clínico #1

Um fumante de 65 anos de idade com hipertensão, dislipidemia e diabetes mellitus apresenta dor torácica. Alterações do eletrocardiograma (ECG) sugerem um infarto agudo do miocárdio. Ele é submetido a uma angiografia coronariana urgente. Três dias depois, observa-se que ele desenvolveu uma elevação da creatinina sérica, oligúria e hipercalemia.

Caso clínico #2

Um homem de 35 anos de idade com uma história de valvopatia cardíaca congênita é submetido a um procedimento dentário sem a profilaxia antibiótica apropriada. Várias semanas depois, ele apresenta febre e dificuldade respiratória. Ele é intubado, e Streptococcus viridans é isolado em todas as hemoculturas extraídas no momento da hospitalização. O ecocardiograma revela uma vegetação na valva mitral. Os exames laboratoriais indicam níveis crescentes de creatinina sérica e um declínio do débito urinário. A urinálise revela contagem de leucócitos maior que 20, eritrócitos acima de 20 e cilindros eritrocitários. A urocultura é negativa. A ultrassonografia renal não apresenta nada digno de nota. A velocidade de hemossedimentação (VHS) sérica está elevada.

Outras apresentações

A lesão renal aguda (LRA) pode se desenvolver no contexto de débito urinário normal e em pacientes assintomáticos. As anormalidades laboratoriais associadas, incluindo ureia e creatinina séricas elevadas, hipercalemia e anion gap ou acidose metabólica sem anion gap, podem ser os únicos fatores observados. Sintomas como artralgias, mialgias ou erupção cutânea podem ser observados nos casos de vasculite ou glomerulonefrite.

A LRA seguida de cateterismo vascular ou anticoagulação sistêmica pode resultar de uma lesão ateroembólica. Massas abdominais ou uma bexiga dilatada, encontradas no exame físico ou por imagem, podem ser observadas em indivíduos assintomáticos com nefropatia obstrutiva e insuficiência renal. LRA com sintomas alérgicos (febre, erupção cutânea, artralgia), hematúria e piúria estéril sugere nefrite intersticial.

O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal