Discussões com os pacientes

Pacientes com DPOC geralmente sub-relatam sintomas de exacerbação aguda.[164] Pergunte regularmente aos pacientes em consultas clínicas sobre a intensificação dos sintomas; certifique-se de que eles entendam a diferença entre a variação diária esperada dos sintomas e os sintomas que anunciam uma exacerbação da DPOC. Aconselhe os pacientes a buscarem orientação clínica se apresentarem febre, agravamento do estado respiratório além da variação normal do dia a dia e/ou aumento significativo na produção de escarro purulento.

Aconselhe qualquer paciente com diabetes que esteja tomando corticosteroides sistêmicos para uma exacerbação aguda da DPOC a monitorar rigorosamente a glicose sanguínea e procurar orientação médica se estiver fora da faixa-alvo.[165]

Em qualquer paciente para o qual tenham sido prescritos antibióticos para exacerbação:[97]

  • Oriente sobre os possíveis efeitos adversos do antibiótico, particularmente a diarreia.

  • Explique que os sintomas poderão não se resolver por completo quando o tratamento com antibióticos for finalizado. Forneça ao paciente/à família orientações específicas sobre quando procurar ajuda médica adicional, sobretudo se:

    • Os sintomas se agravarem rápida ou significativamente

    • Os sintomas não começarem a melhorar dentro de um prazo acordado (por exemplo, 2-3 dias se estiver tomando antibióticos)

    • O paciente se tornar sistemicamente muito mal.

O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal