Complicações

Complicações table
ComplicaçãoPeríodo de execuçãoProbabilidade

ventilação mecânica e pneumonia associada à ventilação mecânica

curto prazoalto

Os pacientes que estão sob ventilação apresentam alto risco de infecção. Pode ser decorrente de aspiração após intubação e/ou relacionada ao transpasse de estruturas anatômicas normais envolvidas na defesa do hospedeiro.

diarreia associada a antibiótico

curto prazoalto

A colite associada a antibiótico, que pode ser decorrente de Clostridium difficile, é reconhecidamente uma complicação da exposição a antibióticos.

ventilação mecânica e barotrauma associado à ventilação mecânica

curto prazomédio

Decorre da ventilação mecânica e corresponde ao desenvolvimento de ar extra-alveolar. O ajuste cuidadoso do ambiente, incluindo uso de volumes correntes menores, taxas de fluxo inspiratório mais rápidas e monitoramento das pressões das vias aéreas, ajuda a prevenir a ocorrência desta complicação.

cor pulmonale

longo prazoalto

Pode se desenvolver como resultado do aumento da vasoconstrição hipóxica decorrente da hipoxemia induzida pela exacerbação. O consequente aumento na resistência vascular pulmonar e/ou na pressão arterial pulmonar pode levar a uma insuficiência cardíaca direita aguda. Pode haver pressão venosa jugular elevada, refluxo hepatojugular, edema periférico e hipotensão relativa.

hipotensão decorrente de ventilação mecânica

variávelbaixo

Ocorre devido à pressão intratorácica elevada e à hiperinsuflação dinâmica elevada, levando à diminuição do retorno venoso para o coração, geralmente somado à depleção de volume relativa e/ou ao uso de medicamentos ansiolíticos e/ou narcóticos.

O uso deste conteúdo está sujeito aos nossos avisos legais