Prevenção primária

A prevenção da pneumonia se concentra nos patógenos que causam a doença, por meio de vacinação específica ou pelo controle dos riscos associados ao desenvolvimento da doença. Os principais meios de prevenção são a vacinação pneumocócica e contra a gripe (influenza), assim como o abandono do hábito de fumar. [ Cochrane Clinical Answers logo ]

Recomendações de vacinação do US Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP):[65]

  • Adultos imunocompetentes e com 65 anos ou mais devem receber uma dose da vacina pneumocócica conjugada 13-valente (PCV13) se não tiverem recebido a PCV13 anteriormente, seguida por uma dose da vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (PPSV23) pelo menos 1 ano depois da PCV13 e pelo menos 5 anos após a última dose da PPSV23. Pacientes que tenham recebido a PPSV23 anteriormente (mas não a PCV13) devem receber uma dose da PCV13 pelo menos um ano após a PPSV23. Adultos com idade entre 19 a 64 anos portadores de comorbidades e adultos com 19 anos ou mais portadores de condições imunocomprometedoras, perda de líquido cefalorraquidiano ou implante coclear também devem ser vacinados de acordo com a programação atual.

  • Todos os pacientes devem receber vacinação anual contra influenza com uma formulação apropriada à idade, contanto que não haja contraindicação.

  • Mais detalhes sobre horários de vacinação atuais e populações de pacientes especiais podem ser encontrados no plano de vacinação da ACIP mais recente.

Os horários de vacinação variam de acordo com a localização; consulte a local orientação para recomendações.

O uso deste conteúdo está sujeito aos nossos avisos legais