Etiologia
O sarampo é provocado por um vírus de ácido ribonucleico (RNA) esférico do gênero Morbillivirus da família Paramyxoviridae. [Figure caption and citation for the preceding image starts]: Eletromicrografia de transmissão mostrando a aparência ultraestrutural de um vírus de sarampo isoladoCentros de Controle e Prevenção de Doenças [Citation ends]. Trata-se de um vírus relativamente grande cujo genoma é constituído de RNA. Está relacionado aos vírus da cinomose e da peste bovina, diferenciando-se dos 2 vírus por não apresentar neuraminidases específicas e ocasionar hemaglutinação.
O vírus do sarampo é termolábil. Os humanos são os hospedeiros naturais, porém, os macacos também podem ser infectados com o vírus. Cepas de laboratório podem infectar camundongos e cricetos.
Fisiopatologia
O vírus do sarampo é transmitido pelo contato entre pessoas ou por disseminação aérea de gotículas. O vírus infecta as células epiteliais do nariz e da conjuntiva, multiplica-se nessas células e se estende aos linfonodos regionais. A viremia primária ocorre de 2 a 3 dias após a infecção e o vírus do sarampo continua a se replicar no tecido epitelial e no sistema reticuloendotelial durante os dias seguintes. A viremia secundária ocorre entre os dias 5 e 7. A infecção se estabelece na pele e em outros tecidos, inclusive no trato respiratório, entre os dias 7 e 11. A fase prodrômica, que dura 2 a 4 dias, ocorre nesse momento e inclui febre, mal-estar, tosse, coriza e conjuntivite. Pode haver desenvolvimento de manchas de Koplik na mucosa bucal 1 a 2 dias antes do início da erupção cutânea e elas podem estar aparentes até 1 a 2 dias depois. A erupção cutânea se apresenta cerca de 14 dias após a infecção, momento em que é possível detectar o vírus no sangue, na pele, no trato respiratório e em outros órgãos. Nos dias seguintes, a viremia diminui gradualmente, com coalescência e desaparecimento gradual da erupção cutânea e dos demais sinais e sintomas. Anticorpos do tipo imunoglobulina M específicos para o sarampo aparecem no momento da erupção cutânea e podem ser detectados até 2 meses após o início da erupção cutânea.[12]
Classificação
Classificação dos vírus
Gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.
Relacionado aos vírus da cinomose e da peste bovina.
O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal