Evidência

Esta página contém um quadro momentâneo do conteúdo que destaca evidências que abordam questões clínicas importantes, incluindo áreas de incerteza. Consulte a lista de referências principal do tópico para obter mais detalhes sobre todas as fontes que embasam este tópico.

Tabelas de evidências do BMJ Best Practice

Evidence table logo

As tabelas de evidências fornecem camadas de evidências facilmente navegáveis no contexto de questões clínicas específicas, usando a classificação GRADE e uma classificação de efetividade do BMJ Best Practice. Clique nos links na parte inferior da tabela, que direcionam à classificação da evidência relacionada no texto do tópico principal, fornecendo contexto adicional para a pergunta clínica. Saiba mais sobre nossas tabelas de evidências.

Esta tabela é um sumário da análise reportada em uma diretriz (apoiada por uma revisão sistemática) que se foca na importante questão clínica acima.


A confiança na evidência é muito baixa ou baixa onde GRADE foi realizado e a intervenção pode ser menos eficaz ou provavelmente mais prejudicial do que a comparação para os desfechos principais. No entanto, isso é incerto, e novas evidências podem mudar esse cenário no futuro.


População: Pessoas com tosse crônica e radiografia torácica e exame físico normais

Intervenção: Tomografia de tórax

Comparação: Ausência de TC de tórax

DesfechoEficácia (classificação do BMJ)?Confiança na evidência (GRADE)?

Rendimento diagnóstico

Consultar nota ᵃ

Muito baixo

Recomendações conforme apresentadas na diretriz fonte

Sugerimos que os médicos não realizem TC de tórax de maneira rotineira nos pacientes com tosse crônica que tenham uma radiografia de tórax e exame físico normais.

Nota

ᵃ O conteúdo desta tabela se baseia em quatro estudos observacionais. Um estudo prospectivo constatou que o rendimento diagnóstico da TC torácica foi de 3/46 (6.5%) participantes, enquanto três estudos retrospectivos produziram os seguintes resultados: 20/34 participantes (58%), 9/21 participantes (43%) e 21/59 participantes (35%).

A força-tarefa das diretrizes observou que a variação nos resultados acima, em relação ao rendimento diagnóstico da TC, teve pouca probabilidade de explicar a causa da tosse ou influenciar o tratamento.

A força-tarefa das diretrizes também observou que há preocupação sobre o risco potencial de câncer pela exposição à radiação da TC, particularmente em crianças e mulheres, o que deve ser pesado contra qualquer rendimento diagnóstico.

Esta tabela de evidências está relacionada às seguintes seções:

Respostas Clínicas Cochrane

Cochrane library logo

As Respostas Clínicas Cochrane (RCCs) proporcionam um ponto de entrada amigável, digerível e clinicamente focado para as pesquisas rigorosas das revisões sistemáticas Cochrane. Elas são desenvolvidas para serem acionáveis e para respaldar a tomada de decisão no local de atendimento, e foram adicionadas a seções relevantes do texto principal do Best Practice.

  • What is the accuracy of lateral flow urine lipoarabinomannan (LF‐LAM) for detecting tuberculosis (TB) in symptomatic HIV‐positive adults?
    Mostre-me a resposta
  • What is the accuracy of lateral flow urine lipoarabinomannan (LF‐LAM) for detecting tuberculosis (TB) in unselected HIV‐positive adults (symptomatic or asymptomatic)?
    Mostre-me a resposta

O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal