Última revisão: 26 Dez 2020
Última atualização: 17 GUA 2020

Introdução

Condição
Descrição

Uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus causador da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Foi identificada pela primeira vez na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Desde então, ela se disseminou para muitos países ao redor do mundo, com a Organização Mundial da Saúde declarando estado de pandemia. 

Este tópico resume considerações importantes para o atendimento de pessoas com condições clínicas coexistentes durante a pandemia de COVID-19. Os pontos-chave das declarações de orientação e de posicionamento são resumidos para cada condição. Este tópico de visão geral é revisado e atualizado continuamente, e mais doenças e condições serão adicionadas a esta lista. 

Síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)

Uma infecção do trato respiratório viral e aguda causada pela MERS-CoV. Foi identificada pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012. Houve casos limitados na Península Árabe e países vizinhos, bem como em viajantes provenientes do Oriente Médio ou seus contatos. A taxa de letalidade é de, aproximadamente, 37%.

Uma infecção do trato respiratório viral e aguda causada pela SARS-CoV. Foi identificada pela primeira vez na província de Guangdong, no sul da China, em 2002. A epidemia afetou 26 países e resultou em mais de 8000 casos e 774 mortes em 2003. Não houve registro de casos desde 2004. A taxa de letalidade é de, aproximadamente, 10%.

Colaboradores

BMJ Publishing Group

Declarações

This overview has been compiled using the information in existing sub-topics.

O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal