Última revisão: 22 Set 2020
Última atualização: 22 Março 2018

Resumo

Definição

História e exame físico

Principais fatores de diagnóstico

  • presença de fatores de risco
  • incapacidade de dar maior atenção a detalhes ou cometer erros por descuido nas tarefas escolares, laborais ou em outras atividades
  • tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
  • parece não ouvir quando as pessoas se dirigem diretamente a ele
  • não segue instruções e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou obrigações no trabalho
  • frequentemente tem dificuldade de organizar tarefas e atividades
  • evita, não gosta ou reluta a se ocupar de tarefas que requerem esforço mental contínuo (como trabalhos da escola ou de casa)
  • frequentemente extravia objetos necessários às tarefas e atividades (por exemplo, brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou ferramentas)
  • é distraído com facilidade por estímulos externos
  • distraído nas atividades diárias
  • movimenta as mãos ou os pés ou se contorce quando sentado
  • levanta-se na sala de aula ou em outras situações nas quais deveria permanecer sentado
  • corre ou escala móveis em demasia em situações inadequadas
  • tem dificuldade de brincar ou de participar e se manter quieto em atividades de lazer
  • está frequentemente “na correria” e age como se tivesse “com um motor ligado”
  • frequentemente fala em excesso
  • dá respostas antes que as perguntas sejam concluídas
  • com frequência tem dificuldade de aguardar sua vez
  • frequentemente interrompe os outros ou se intromete (por exemplo, em conversas ou jogos)

Outros fatores de diagnóstico

  • sintomas leves de humor (disforia, labilidade humoral, irritabilidade, tédio)
  • dificuldade nas interações com colegas
  • baixa autoestima
  • comprometimento da memória de trabalho (ou seja, memória de curto prazo)
  • comprometimento da velocidade de processamento (isto é, a rapidez na qual a informação é tratada)

Fatores de risco

  • história familiar de transtorno de deficit da atenção com hiperatividade (TDAH)
  • sexo masculino
  • baixo peso ao nascer
  • epilepsia
  • uso materno de nicotina durante a gestação
  • ingestão materna de bebidas alcoólicas na gestação
  • estresse durante a gestação
  • adversidade psicossocial
  • exposição ao chumbo
  • lesão cerebral traumática
  • privação precoce grave
  • deficiência de ferro

Exames diagnósticos

Algoritmo de tratamento

Colaboradores

Associate Professor of Neurology and Pediatrics

Director, Pediatric Neuropsychiatry Program

Children's Hospital of Philadelphia

Philadelphia

PA

Divulgações

LWB declares that he has no competing interests.

Dr Lawrence W. Brown would like to gratefully acknowledge Dr Kristin S. Russell, Dr Howard Y. Liu, and Dr Michael S. Jellinek, previous contributors to this monograph. KSR, HYL, and MSJ declare that they have no competing interests.

Colegas revisoresMOSTRAR TODOS

Assistant Professor

College of Health Professions

Temple University

Philadelphia

PA

Divulgações

BPD declares that he has no competing interests.

Academic Specialist Registrar

Academic Department of Paediatrics and Obstetrics and Gynaecology

Leeds University

Leeds

UK

Divulgações

MMH declares that he has no competing interests.

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