Última revisão: 23 Mai 2021
Última atualização: 27 Abr 2021

Resumo

Definição

História e exame físico

Principais fatores diagnósticos

  • presença de fatores de risco
  • incapacidade de dar maior atenção a detalhes ou cometer erros por descuido nas tarefas escolares, laborais ou em outras atividades
  • tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
  • parece não ouvir quando as pessoas se dirigem diretamente a ele
  • não segue instruções e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou obrigações no trabalho
  • frequentemente tem dificuldade de organizar tarefas e atividades
  • evita, não gosta ou reluta a se ocupar de tarefas que requerem esforço mental contínuo (como trabalhos da escola ou de casa)
  • frequentemente extravia objetos necessários às tarefas e atividades (por exemplo, brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou ferramentas)
  • é distraído com facilidade por estímulos externos
  • distraído nas atividades diárias
  • movimenta as mãos ou os pés ou se contorce quando sentado
  • levanta-se na sala de aula ou em outras situações nas quais deveria permanecer sentado
  • corre ou escala móveis em demasia em situações inadequadas
  • tem dificuldade de brincar ou de participar e se manter quieto em atividades de lazer
  • está frequentemente “na correria” e age como se tivesse “com um motor ligado
  • frequentemente fala em excesso
  • frequentemente dá respostas antes que as perguntas sejam concluídas
  • com frequência tem dificuldade de aguardar sua vez
  • frequentemente interrompe os outros ou se intromete (por exemplo, em conversas ou jogos)

Outros fatores diagnósticos

  • sintomas leves de humor (disforia, labilidade humoral, irritabilidade, tédio)
  • dificuldade nas interações com colegas
  • baixa autoestima
  • comprometimento da memória de trabalho (ou seja, memória de curto prazo)
  • comprometimento da velocidade de processamento (isto é, a rapidez na qual a informação é tratada)

Fatores de risco

  • história familiar de transtorno de deficit da atenção com hiperatividade (TDAH)
  • sexo masculino
  • baixo peso ao nascer
  • epilepsia
  • uso materno de nicotina durante a gestação
  • ingestão materna de bebidas alcoólicas na gestação
  • estresse durante a gestação e o trabalho de parto
  • adversidade psicossocial
  • exposição ao chumbo
  • lesão cerebral traumática
  • privação precoce grave
  • deficiência de ferro

Investigações diagnósticas

Algoritmo de tratamento

Colaboradores

Professor Emeritus, Pediatrics

Section of Developmental and Behavioral Pediatrics

University Oklahoma Health Sciences

Oklahoma City

OK

Declarações

MW has chaired the American Academy of Pediatrics committee on revising the ADHD guidelines, and is on the steering committee and a faculty member in the REACH Institute.

Dr Mark Wolraich would like to gratefully acknowledge Dr Lawrence W. Brown, Dr Kristin S. Russell, Dr Howard Y. Liu, and Dr Michael S. Jellinek, previous contributors to this topic. LWB was reimbursed by Sunovion for participation in a Medical Advisory Board. KSR, HYL, and MSJ declare that they have no competing interests.

RevisoresVER TUDO

Assistant Professor

College of Health Professions

Temple University

Philadelphia

PA

Declarações

BPD declares that he has no competing interests.

Academic Specialist Registrar

Academic Department of Paediatrics and Obstetrics and Gynaecology

Leeds University

Leeds

UK

Declarações

MMH declares that he has no competing interests.

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