Resumo
Definição
História e exame físico
Principais fatores diagnósticos
- presença de fatores de risco
- incapacidade de prestar muita atenção aos detalhes ou cometer erros “descuidados” nos trabalhos escolares, no trabalho ou em outras atividades
- tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
- parece não ouvir quando as pessoas se dirigem diretamente a ele
- não segue instruções e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou obrigações no trabalho
- frequentemente tem dificuldade de organizar tarefas e atividades
- evita, não gosta ou reluta a se ocupar de tarefas que requerem esforço mental contínuo (como trabalhos da escola ou de casa)
- frequentemente extravia objetos necessários às tarefas e atividades (por exemplo, brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou ferramentas)
- é distraído com facilidade por estímulos externos
- distraído nas atividades diárias
- movimenta as mãos ou bate os pés e as mãos, ou se contorce quando está sentado
- levanta-se na sala de aula ou em outras situações nas quais deveria permanecer sentado
- corre ou escala móveis em demasia em situações inadequadas
- tem dificuldade de brincar ou de participar e se manter quieto em atividades de lazer
- frequentemente está “na correria” e age como se tivesse “com um motor ligado”
- frequentemente fala em excesso
- frequentemente dá respostas antes que as perguntas sejam concluídas
- com frequência tem dificuldade de aguardar sua vez
- frequentemente interrompe os outros ou se intromete (por exemplo, em conversas ou jogos)
Outros fatores diagnósticos
- sintomas leves de humor (disforia, labilidade humoral, irritabilidade, tédio)
- ansiedade
- dificuldade nas interações com colegas
- baixa autoestima
- comprometimento da memória de trabalho (ou seja, memória de curto prazo)
- comprometimento da velocidade de processamento (isto é, a rapidez na qual a informação é tratada)
Fatores de risco
- história familiar de transtorno de deficit da atenção com hiperatividade (TDAH)
- sexo masculino
- baixo peso ao nascer
- epilepsia
- transtornos de tique
- uso materno de nicotina durante a gestação
- ingestão materna de paracetamol na gestação
- complicações obstétricas na gestação ou trabalho de parto
- exposição gestacional ao estresse
- adversidade psicossocial
- exposição ao chumbo
- lesão cerebral traumática
- privação precoce grave
- deficiência de ferro
Investigações diagnósticas
Primeiras investigações a serem solicitadas
- sem estudos formais de imagens ou de laboratório
Investigações a serem consideradas
- exame neuropsicológico
Algoritmo de tratamento
crianças em idade pré-escolar: 4-6 anos
crianças em idade escolar: 6-18 anos
Colaboradores
Autores
Mark Wolraich, MD
Shaun Walters Professor Emeritus, Pediatrics
Section of Developmental and Behavioral Pediatrics
University Oklahoma Health Sciences
Oklahoma City
OK
Declarações
MW is on the steering committee and is a faculty member in the REACH Institute, a non-profit organisation training primary care physicians in diagnosing and treating mental health conditions in children. He does not receive remuneration for the steering committee, but does receive compensation for remote training time.
Agradecimentos
Dr Mark Wolraich would like to gratefully acknowledge Dr Lawrence W. Brown, Dr Kristin S. Russell, Dr Howard Y. Liu, and Dr Michael S. Jellinek, previous contributors to this topic.
Declarações
LWB was reimbursed by Sunovion for participation in a Medical Advisory Board. KSR, HYL, and MSJ declare that they have no competing interests.
Revisores
Joseph F. Hagan, Jr. MD, FAAP
Clinical Professor in Pediatrics
The Larner College of Medicine at the University of Vermont
Burlington
VT
Declarações
JFH served as Vice-Chairman of the American Academy of Pediatrics' ADHD Clinical Guidelines revision alongside the author of this topic, MW, who was Chairman. They also co-authored the book "ADHD: What Every Parent Needs to Know, 3rd. Ed.", published by the AAP.
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