Prognóstico

Infecção por influenza sazonal não complicada

A influenza sazonal é geralmente uma doença respiratória aguda autolimitada que recorre a cada inverno, já que surgem cepas diferentes. Vacinas anuais contra gripe (influenza) estão disponíveis para imunizar contra 3 cepas que devem passar por uma comunidade.[153] Se for contraída influenza sazonal, a instituição de antivirais em até 36 a 48 horas após o início dos sintomas vai reduzir o tempo da doença em 1 a 2 dias e diminuir as complicações do trato respiratório inferior.[110][117]

Influenza sazonal complicada: pneumonia viral

Pacientes considerados de risco elevado para influenza sazonal podem desenvolver uma complicação do trato respiratório inferior pela pneumonia viral. Isso pode exigir cuidados de suporte mais agressivos ou hospitalização.

Influenza sazonal complicada: pneumonia bacteriana

Pacientes com melhora inicial da doença respiratória seguida recorrência de febre e tosse com expectoração produtiva podem apresentar pneumonia bacteriana complicando a infecção por influenza sazonal. Isso pode exigir cuidados de suporte mais agressivos, antibioticoterapia apropriada e/ou hospitalização.

O uso deste conteúdo está sujeito aos nossos avisos legais