Discussões ao paciente

A instrução do paciente sobre a bronquite aguda como uma doença autolimitada que, geralmente, se resolve em até 4 semanas sem tratamento, pode ajudar na satisfação do paciente.

Para pacientes com sibilância que podem se beneficiar do uso de salbutamol, é importante que eles recebam instruções sobre o uso apropriado de um inalador dosimetrado. Quando usados adequadamente, broncodilatadores de ação curta aplicados por um inalador dosimetrado são tão eficazes quanto quando administrados por um nebulizador. Para usar um inalador dosimetrado de forma ideal, os pacientes devem segurá-lo ligeiramente afastado da boca para que o medicamento não cubra a língua nem o palato. A adição de um espaçador pode ajudar os pacientes que tenham dificuldade em utilizar o aparelho adequadamente, como adultos fragilizados ou pacientes com tremores.

Um episódio de bronquite aguda também cria a oportunidade de discutir o abandono do hábito de fumar com pacientes fumantes. Embora não haja evidências diretas da associação entre o uso de cigarros e a bronquite aguda, ainda assim essa é uma oportunidade de intervir no hábito de fumar.

O uso deste conteúdo está sujeito aos nossos avisos legais