Diagnósticos diferenciais
Doença do coronavírus 2019 (COVID-19)
SINAIS / SINTOMAS
Residência/viagem para um país/área ou território com transmissão local ou contato próximo com um caso confirmado, ou provável de COVID-19 nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas.
A situação está evoluindo com rapidez; consulte nosso tópico sobre COVID-19 para obter mais informações.
Investigações
Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa em tempo real (RT-PCR): positiva para RNA de síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2).
Pneumonia
SINAIS / SINTOMAS
Pacientes com pneumonia frequentemente cursam com febre mais alta que pacientes com bronquite aguda, podem parecer mais doentes e apresentar estertores ao exame dos pulmões.
Investigações
A radiografia torácica detectará um infiltrado de pneumonia que não estará presente na bronquite aguda.
Rinite alérgica
SINAIS / SINTOMAS
Pacientes com rinite alérgica muitas vezes apresentam gotejamento pós-nasal causador de tosse. Ao exame físico, a rinite aguda deve ser evidente no exame nasal e com base na drenagem faríngea posterior.
Investigações
Nenhuma.
Asma
SINAIS / SINTOMAS
Pacientes com asma possuem sibilância bilateral. A principal diferença entre a asma e a bronquite aguda é a cronicidade dos broncoespasmos. Na asma, os broncoespasmos são recorrentes e progressivos.
Investigações
O teste de função pulmonar pode ser útil entre episódios de bronquite aguda para diagnosticar a asma em pacientes com achados obstrutivos residuais.
Coqueluche
SINAIS / SINTOMAS
A tosse possui um guincho característico em crianças com coqueluche, embora ele geralmente não esteja presente em adolescentes e adultos com a infecção.
Investigações
Culturas, reações em cadeia da polimerase ou testes de anticorpos fluorescentes diretos para Bordetella pertussis serão positivos.
Insuficiência cardíaca congestiva (ICC)
SINAIS / SINTOMAS
Pacientes com ICC podem tossir, mas também apresentam outros sinais e sintomas, como dispneia ao esforço, ortopneia, estertores no exame dos pulmões, edema periférico, pressão venosa jugular elevada e história de problemas cardíacos.
Investigações
A radiografia torácica mostra congestão vascular pulmonar e também pode mostrar cardiomegalia na ICC.
Esofagite de refluxo
SINAIS / SINTOMAS
As aspirações da esofagite de refluxo podem causar uma tosse não produtiva que geralmente é de natureza crônica. Queimação e dor torácica características do refluxo podem ser úteis para diferenciá-lo da bronquite aguda. Quando houver presença de sibilância, muitas vezes ela ocorrerá apenas à direita, onde a aspiração é mais comum.
Investigações
A endoscopia digestiva alta pode mostrar inflamação esofágica ou erosões com refluxo. O monitoramento do pH também pode ser útil para detectar ácido no esôfago distal.
Infecção do trato respiratório superior/resfriado comum
SINAIS / SINTOMAS
Infecções do trato respiratório superior causadas por vírus e bronquite aguda podem ser indistinguíveis. Na verdade, muitos defendem chamar a bronquite aguda de "resfriado", de forma a sinalizar que a bronquite viral é simplesmente uma extensão de uma doença do trato respiratório superior. A tosse produtiva de um resfriado comum pode ser causada pela inflamação da traqueia ou da árvore brônquica ou, ainda, decorrente de drenagem pós-nasal de uma infecção do trato respiratório superior.
Investigações
Nenhuma.
Síndrome da tosse das vias aéreas superiores
SINAIS / SINTOMAS
Tosse ≥8 semanas (geralmente seca).
Uma sensação desagradável na garganta é a principal característica de diagnóstico.
Gotejamento pós-nasal.
O exame orofaríngeo revela um aspecto pavimentoso na parede orofaríngea posterior e nas estruturas locais das vias aéreas superiores.
Investigações
Resposta ao teste de terapia empírica com um anti-histamínico de primeira geração associado a descongestionante dentro de 2 semanas.
Medicamentos/exposições ambientais
SINAIS / SINTOMAS
Diversos medicamentos ou exposições ambientais também podem causar tosse aguda. Entre eles, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) ou exposições ocupacionais a pó/poeira ou produtos químicos. Em muitos desses casos, como pode ser o uso de inibidores da ECA, a tosse não é produtiva. Nas exposições ocupacionais, os sintomas geralmente se limitam a tosse, sem nenhum outro sintoma sistêmico, como febre, cefaleia ou letargia.
Investigações
Nenhum; o diagnóstico deve ser feito com base na história de exposição a agentes que podem causar tosse.
Câncer pulmonar
SINAIS / SINTOMAS
Os sintomas persistem além de 30 dias. Podem ser observados sinais de hemoptise e/ou sistêmicos, como perda de peso e inapetência.
Investigações
Tomografia computadorizada (TC) ou radiografia do tórax podem detectar lesão.
A broncoscopia pode detectar lesão brônquica.
O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal