When viewing this topic in a different language, you may notice some differences in the way the content is structured, but it still reflects the latest evidence-based guidance.

Câncer de próstata

Última revisão das evidências: 18 Jul 2026
Última atualização do tópico: 02 Jul 2026
02 Jul 2026

O National Screening Committee do Reino Unido não recomenda o rastreamento populacional para câncer de próstata, mas recomenda um rastreamento direcionado

​O National Screening Committee (NSC) do Reino Unido publicou orientações que não recomendam um rastreamento populacional amplo com exames de antígeno prostático específico (PSA).

Ele recomenda um rastreamento direcionado com um exame de PSA a cada 2 anos nos homens de 45-61 anos com uma variante patogênica do gene BRCA2 e uma história familiar de câncer de mama, ovário, pâncreas ou próstata.

As recomendações foram feitas após uma revisão das evidências, um estudo de modelagem, e consultas às partes interessadas. O NSC concluiu que o rastreamento provavelmente causa mais danos que benefícios na população em geral e nos homens com história familiar de câncer de mama, ovário ou próstata que não apresentarem uma variante do gene BRCA2. O NSC observou que os danos do rastreamento do câncer de próstata incluem a incontinência e a disfunção erétil nos homens que não necessitam de tratamento para a doença. Reconheceu-se a incerteza persistente entre homens negros quanto a se o rastreamento traria mais benefícios que danos.

O NSC constatou que, para cada 1000 homens na faixa etária de 50-60 anos submetidos a um exame de PSA, presumindo-se que todos aceitem realizá-lo, até 20 homens provavelmente receberão um diagnóstico excessivo, incluindo 12 que provavelmente serão submetidos a tratamento excessivo. Até 2 vidas por 1000 homens rastreados seriam salvas ao se convidarem homens para o rastreamento.

O NSC manifestou a esperança de que novas evidências, novos testes e uma melhor compreensão do câncer de próstata embasem um rastreamento muito mais amplo no futuro.

Ver Diagnóstico: rastreamento

Fonte original da atualização

Resumo

Definição

História e exame físico

Principais fatores diagnósticos

  • presença de fatores de risco
  • antígeno prostático específico (PSA) elevado
Detalhes completos

Outros fatores diagnósticos

  • exame de toque retal (ETR) anormal
  • noctúria
  • polaciúria
  • hesitação urinária
  • disúria
  • hematúria
  • hematospermia
  • perda de peso/anorexia
  • letargia
  • dor óssea
  • linfonodos palpáveis
Detalhes completos

Fatores de risco

  • idade >50 anos
  • etnia negra
  • Populações do norte da Europa, Caribe, Austrália, Nova Zelândia, América do Norte e sul da África
  • história familiar positiva/fatores genéticos
  • alimentação com alto teor de gordura
Detalhes completos

Investigações diagnósticas

Primeiras investigações a serem solicitadas

  • antígeno prostático específico (PSA) sérico
  • RNM multiparamétrica pré-biópsia
  • biópsia de próstata
Detalhes completos

Investigações a serem consideradas

  • testes de biomarcadores pré-biópsia e calculadoras de risco
  • testosterona
  • TFHs
  • Hemograma completo
  • função renal
  • cintilografia óssea (tecnécio-99)
  • Tomografia computadorizada (TC)
  • RNM
  • antígeno de membrana específico da próstata (PSMA)-PET/CT
  • PSMA-PET/MRI
  • testes moleculares e genéticos de tumores
  • avaliação genética e testes de linha germinativa
Detalhes completos

Novos exames

  • ferramentas de inteligência artificial multimodal (MMAI)

Algoritmo de tratamento

AGUDA

doença de baixo risco

doença de risco intermediário favorável

doença de risco intermediário desfavorável

doença de alto risco ou risco muito alto

CONTÍNUA

doença não metastática: pós-prostatectomia radical

doença não metastática: pós-radioterapia

doença não metastática: resistente à castração

doença metastática: sensível à castração

doença metastática: resistente à castração

Colaboradores

Autores

Timothy J. Wallace, MD, PhD

Radiation Oncologist

Department of Radiation Oncology

Virginia Commonwealth University

Richmond, VA

Declarações

TJW declares that he has no competing interests.

Mitchell S. Anscher, MD, FACR, FACRO, FASTRO

Professor Emeritus

Department of Radiation Oncology

Virginia Commonwealth University

Richmond, VA

Declarações

MSA serves on the Government Relations Committee for the American Society for Radiation Oncology.

Revisores

Emma Alexander, MBBS

Clinical Oncology Registrar

St Luke's Cancer Centre

Royal Surrey Hospital

Guildford

Surrey

UK

Declarações

EA has received consultation fees from the following organisations: Blue Cross/Blue Shield Association, Sanofi-Aventis, Ferring Pharmaceuticals, Pfizer Corporation, American Urological Association, National Institutes of Health, Accreditation Council for Graduate Medical Education, Royal Hallamshire Hospital, Hartford County Medical Association. EA owns shares in Pfizer Pharmaceuticals, Johnson and Johnson, and General Electric Corporation.

Peter Albertsen, MD

Medical Director

UConn Medical Group

University of Connecticut Health Center

Farmington, CT

Declarações

PA declares that he has no competing interests.

Patrick C. Walsh, MD

University Distinguished Service Professor of Urology

Professor Emeritus of Urology

Brady Urological Institute

Johns Hopkins University

Baltimore, MD

Declarações

PCW declares that he has no competing interests.

James Kearns, MD

Assistant Professor of Urology

NorthShore University HealthSystem

Chicago, IL

Declarações

JK declares that he has no competing interests. JK is an author of an article cited in the topic.

Créditos aos pareceristas

Os tópicos do BMJ Best Practice são constantemente atualizados, seguindo os desenvolvimentos das evidências e das diretrizes. Os pareceristas aqui listados revisaram o conteúdo pelo menos uma vez durante a história do tópico.

Declarações

As afiliações e declarações dos pareceristas referem--se ao momento da revisão.

Referências

Nossas equipes internas de editoria e de evidências trabalham em conjunto com colaboradores internacionais especializados e pares revisores para garantir que forneçamos acesso às informações o mais clinicamente relevantes possível.

Principais artigos

National Comprehensive Cancer Network. NCCN clinical practice guidelines in oncology: prostate cancer [internet publication].Texto completo

National Comprehensive Cancer Network. NCCN clinical practice guidelines in oncology: prostate cancer early detection [internet publication].Texto completo

Walz J, Attard G, Bjartell A, et al. Local and locoregional prostate cancer: ESMO clinical practice guideline for diagnosis, treatment and follow-up. Ann Oncol. 2026 Apr;37(4):453-69.Texto completo  Resumo

Artigos de referência

Uma lista completa das fontes referenciadas neste tópico está disponível para os usuários com acesso total ao BMJ Best Practice.
  • Diagnósticos diferenciais

    • Hiperplasia prostática benigna
    • Prostatite crônica
    Mais Diagnósticos diferenciais
  • Diretrizes

    • Advanced and metastatic prostate cancer: ESMO clinical practice guidelines for diagnosis, treatment and follow-up
    • Systemic therapy in patients with metastatic castration-resistant prostate cancer: ASCO living guideline
    Mais Diretrizes
  • Folhetos informativos para os pacientes

    Câncer de próstata

    Câncer de próstata: perguntas a fazer ao seu médico

    Mais Folhetos informativos para os pacientes
  • Calculadoras

    Escore internacional de sintomas prostáticos (International Prostate Symptom Score - IPSS)

    Calculadoras de risco PASS

    Mais Calculadoras
  • Videos

    Cateterismo uretral masculino - Vídeo de demonstração

    Mais vídeos
  • padlock-lockedConectar-se ou assinar para acessar todo o BMJ Best Practice

O uso deste conteúdo está sujeito ao nosso aviso legal